6 Problemas com o nosso Sistema Escolar

O sistema tradicional de educação foi concebido na era industrial e agora está desatualizado e ineficaz. Saiba mais sobre os 6 principais problemas com esse sistema. Em outra postagem aqui onde Sir Ken Robinson, especialista em educação e criatividade mundialmente reconhecido, aborda o tema Mudando os Paradigmas da Educação Ele traz a tona o tema sobre essa questão de ensinar para a era industrial muito bem explicado nesse vídeo/animação da RSA Animate.

Então o que podemos fazer enquanto educadores sobre isso? O que é preciso para tornar o ensino mais atraente e atualizado com a realidade do mundo moderno? Postei aqui no Caldeirão de Ideias falando sobre as 7 escolas com sistemas de ensino tecnológicos e inovadores que listavam escolas onde os sistemas de ensino caminhava de mãos dadas com a tecnologia e a inovação na metodologia pedagógica. Mas aonde fica a inovação na parte pedagógica, tecnológica e curricular nas escolas de educação básica nesse Brasil continental, onde as vezes nem luz tem. Imagina internet banda larga pra ter tudo na nuvem. Imagina como a inovação pode chegar as escolas de ensino básica se ainda há prefeitura que manda tirar trechos de livros escolares com união entre gays com a desculpa de que abre aspas “existe uma lei municipal em vigência a qual não permite a exposição de conteúdos com ideologia de gêneros aos alunos do ensino fundamental” fecha aspas decidido pelos representantes da tradicional família brasileira?

Gostaria imensamente de acreditar que um dia essa inovação toda chegue as escolas básicas, de ensino fundamental e médio do país, mas enquanto houver ainda que lutar por questões tão básicas como métodos anticonceptivos, questões de gênero e sexualidade, eu desconfio que ainda vai demorar um bom tempo ainda.

Dica importante: Se você não domina o idioma da terra do William Shakespeare, clique no icone de adicionar Legendas e depois clique no icone Configurações e marque Traduzir Automaticamente e depois escolha o idioma Português. Não fica 100% mais ajuda bastante a quem não domina o idioma

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *