Almanaque da Rede – O Blog de Papel

Olá Amigos

Ontem durante a reunião do Portal Conexão Professor e Conexão Aluno conhecemos o Almanaque da Rede. A proposta do Almanaque da Rede é fantástica, uma reinvenção da escrita nos tempos atuais. Levar aos alunos a forma correta de se fazer varias formas de textos é uma proposta que sem sombra de duvida é das mais uteis que vi atualmente.

Você quer aprender a escrever para contar sua história? A história das pessoas que você conhece, para inventar personagens, para conquistar amigos e amores, para aumentar suas chances no vestibular e no seu futuro profissional? Então, você está no lugar certo!

Almanaque da rede é um laboratório de escrita, presencial e digital, gratuito, aberto a estudantes da rede pública de ensino médio das escolas das coordenadorias da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro. Almanaque da rede tem uma versão em papel que foi distribuída pela Secretaria Estadual de Educação em toda a primeira série do ensino médio, em março de 2009.

Desde março, o projeto “Almanaque da Rede” ensina estudantes do 1° ano do ensino médio a fazer narrações, dissertações, descrições e mensagens através das cores. O almanaque, além de ser uma agenda multicolorida utilizada em sala de aula, também é apresentado como jogos na internet. Os alunos com maior pontuação ganham passeios culturais entre outros brindes.

Confira uma aula prática do Almanaque da Rede

São propostas como essa que fazem a diferença.

Conheça e Divulgue

Abraços

Equipe NTE Itaperuna

Vídeo Sobre Blog Educativos

Olá Amigos

Tenho o costume de visitar os blogs que gosto e acompanho, seja via RSS ou “pessoalmente”, Alguns desses blogs são realmente fantásticos, motivadores e de uma qualidade impar.

Dentro dessa linha de blogs está o Caminhos para Chegar da profª. Teresinha Bernardete Motter ou como chama meu amigo José Roig do Letra Viva do Roig Berna (isso é coisa de “chegado”) que em 2008 recebeu o Prêmio Professores do Brasil ( foto abaixo), promovido pelo MEC, sendo destacada na categoria Ensino Médio.

Teresinha e o Ministro da Educação Fernando Haddad

em seu momento inesquecível

Essa semana recebemos a indicação dada pela nossa colega (amiga) Lilian Starobinas do blog Discurso Citado um email falando que foi feito um vídeo sobre o resumo da dissertação que o Professor Rogério Christofoletti, editor do blog Monitorando postou no seu blog.

O vídeo é uma síntese sobre a dissertação de mestrado da aluna Juliane Regina Guedes, orientanda do autor do blog. O trabalho tem como título “Entre o diário virtual e o diário de classe: traços de identidade profissional de professores na blogosfera”. A prática de varias amigas foram analisadas na referida dissertação. Várias colegas de lista estão citadas lá: Miriam Salles, Jenny Horta, Suzana Gutierrez, Teresinha Bernardete Motter, Marli Florentim…

Aproveito a oportunidade para parabenizar e prestar uma homenagem as amigas Miriam Salles, Jenny Horta, Suzana Gutierrez, Teresinha Bernardete Motter, Marli Florentim aqui no Caldeirão de Ideias, por esse reconhecimento e valorização dos blogs e dos educadores. Abaixo o vídeo citado.

Abraços

Equipe NTE Itaperuna